O que é gordura insaturada e gordura trans? Saiba aqui.

Gordura insaturada e gordura trans. Você sabe o que é? Gordura poli-insaturada ou gordura saturada? Para fazer boas escolhas, veja abaixo uma breve descrição de cada uma e os efeitos que elas produzem no nosso organismo.

Gordura Insaturada – É a gordura extraída, principalmente dos vegetais, mas também pode ser encontrada no salmão e na truta. Fazem parte dessa categoria, os óleos utilizados para o preparo de alimentos, como o óleo de milho, de semente de girassol, azeite de oliva, etc.

A Gordura insaturada ajuda no combate ao colesterol ruim, aos triglicerídeos e à pressão arterial. Podem ser monoinsaturadas e poli-insaturadas. As monoinsaturadas, como ômega 9, são as mais benéficas, pois reduzem o colesterol ruim (LDL), sem atacarem o colesterol bom (HDL). A gordura insaturada é encontrada ainda nas frutas oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas e avelãs), açaí, abacate e azeitona.

Gorduras Poli-insaturadas: Embora seja essencial ao nosso organismo, o corpo humano não produz a gordura poli-insaturada (ômega 3 e ômega 6). Daí a importância de serem ingeridas através da alimentação diária. Além de problemas de pele, carência dessa gordura pode acarretar prejuízo no crescimento, no aprendizado e na visão.

Gordura poli-insaturada é encontrada nos óleos vegetais, peixes, semente de linhaça, de girassol e abóbora. Atente para o fato de que os benefícios dos óleos vegetais estão atrelados ao seu consumo em temperatura ambiente. Quando aquecidos, parte da gordura insaturada (que é a parte boa dos óleos) é perdida.

Gorduras saturadas: são as gorduras que normalmente se encontram na forma sólida, quando em temperatura ambiente. São encontradas em produtos de origem animal. As gorduras saturadas dão mais sabor aos alimentos.

Estão presentes nas carnes vermelhas e branca (principalmente na pele de aves), leites e derivados. A gordura saturada aumenta o colesterol ruim (LDL), que se deposita nas artérias, elevando o risco de problemas no coração. Pesquisas recentes afirmam que as gorduras saturadas não são tão prejudiciais como se pensava. No entanto, a comunidade científica pede cautela aos consumidores da gordura.

Os resultados das pesquisas levaram em consideração o histórico da alimentação do homem ao longo dos séculos. Embora tenha se alimentado de carne desde os seus primórdios, os problemas relacionados ao coração não eram tão recorrentes em outros tempos

Gorduras Trans: As gorduras trans são gorduras formadas por um processo químico que adiciona moléculas de hidrogênio aos óleos vegetais. A mistura é feita para que a gordura fique mais resistente à oxidação (ranço) e também para que dê consistência a certos alimentos, como, por exemplo, o sorvete. Com o processo, as gorduras que eram insaturadas se transformam em ácido graxo trans, que é gordura sólida.

É assim que são feitas as margarinas. Boa parte dos produtos industrializados, como biscoitos, batatas fritas, sorvete, etc, tem grande quantidade de gordura trans. Os efeitos dessa gordura no organismo são devastadores: ao mesmo tempo em que aumentam o colesterol ruim, reduzem o colesterol bom.

As gorduras trans na verdade são anti-nutrientes, ou seja, não só não contribuem com nada para a nossa saúde, como ainda roubam os nutrientes que nos são benéficos, como o colesterol bom (HDL). Sem contar que são elas que se agarram ao nosso corpo (gorduras localizadas) e não querem largar mais. O nome “trans” vem da ligação que os átomos fazem uns aos outros, que é no sentido transversal.

Gordura insaturada e gordura trans. Uma é a melhor opção; a outra a pior. Agora você já pode fazer a sua escolha. Apesar de muito calórica (9 calorias por grama), a gordura é essencial ao nosso organismo. Os ácidos graxos contribuem para a manutenção da estrutura celular. O cérebro usa as gorduras para fazer sinapses.

Além disso, as gorduras afetam diretamente a produção de alguns hormônios. Portanto, eliminar totalmente a gordura da nossa dieta não é uma boa ideia. O melhor é optar pelas gorduras de boa qualidade e usá-las com equilíbrio. Sempre há uma maneira de se optar entre gordura insaturada e gordura trans.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.