Mitos e Verdades sobre Alimentação e Emagrecimento

Sabe aquelas dietas que quase todo mundo indica e você já tentou inúmeras vezes para emagrecer? Pois é, nem todas elas funcionam.

Muitas não passam de mitos e não informam a correta utilização da alimentação para um emagrecimento efetivo. E não funcionam porque as diretrizes de tais dietas estavam bastante equivocadas.

Isso é o que a ciência está comprovando com novas pesquisas no campo da nutrição. Veja os piores conselhos das dietas para emagrecimento que todos nós, em algum momento da nossa vida, recebemos, e porque eles eram tão ruins:

Mitos Sobre Emagrecimento

Comer de três em três horas

Comer de três em três horas mantém o seu organismo trabalhando o dia todo, sem descanso. Sabendo que o glucagon (o hormônio que resgata a gordura das reservas para que sejam transformadas em energia) só começa a trabalhar quando a insulina baixa – e que a insulina é produzida a cada vez que comemos – já dá para imaginar o estrago. Ficávamos o dia todo produzindo insulina, e queimar reservas que é bom, nada! Esta é uma das causas pelas quais as dietas para emagrecer não funcionavam.

Não pule refeições

Outro grande erro. Pesquisas recentes demonstram que quanto mais tempo ficamos sem comer, mais tempo nosso corpo vai permanecer queimando gordura para produzir energia, e, portanto, melhor nosso organismo responde à dieta.

Jamais fique sem tomar café da manhã

Café da manhã de rei, almoço de príncipe e jantar de mendigo. Isso lhe soa familiar? Pois hoje se sabe que quanto mais se prolongar o jejum da noite, mais você emagrece.

Uma das boas estratégias para que as dietas para emagrecer sejam mais efetivas é justamente pular o café da manhã. O tão falado jejum intermitente tem se mostrado uma das melhores estratégias para se emagrecer sem sofrimento.

Coma menos e se exercite mais

Emagrecer era visto como uma equação matemática que levava em conta a quantidade de calorias. Agora se sabe que o que realmente importa não é a quantidade de calorias que se ingere, e sim a qualidade delas. Outra coisa: quando o corpo se exercita, ele precisa de mais energia. Já viu alguém recusar comida quando está sentindo fraqueza? Então, diminuir a comida e aumentar os exercícios faz com que nossa dieta fracasse miseravelmente.

Cereais integrais são saudáveis

Na verdade, os cereais integrais são menos piores do que os brancos, por causa das fibras, que dão sensação de saciedade. Mas, eles não são inocentes não! Todos têm carboidratos e estimulam a produção de insulina. E aí dependendo da quantidade de cereais que você ingerir, das duas, uma: ou você engorda ou não emagrece.

Coma frutas e verduras à vontade

Quanto às verduras, está quase certo. A única limitação é com algumas que contêm mais açúcar – como beterraba e cenoura, ou muito amido, como as batatas. Já as frutas são saudáveis sim, não há dúvida. Mas são ricas em frutose. E quem precisa emagrecer não pode se dar ao luxo de ficar consumindo açúcar à vontade, certo?

Por isso era tão difícil seguir dietas para emagrecer. Felizmente a ciência está aí para nos ajudar. Já existem métodos de emagrecimento mais inteligentes, que levam em consideração o equilíbrio hormonal que vai nos fazer emagrecer sem sofrimentos. E agora não é falácia. Milhares de pessoas já comprovaram.

 

Página inicial, Sem calorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.