Vinagre de maçã emagrece

A ciência da nutrição nunca para de realizar pesquisas. O objetivo de tais pesquisas é descobrir se o consumo de determinado alimento colabora com nossa saúde ou a prejudica. Atualmente, descobriu-se que o vinagre de maçã emagrece mesmo. O ácido acético, presente no vinagre de maçã, além de ser um poderoso aliado ao emagrecimento, tem propriedades medicinais.

Vinagre de maçã tem uso medicinal

Há relatos antiquíssimos do uso medicinal do vinagre de maçã. Hipócrates, considerado o pai da medicina (escreveu mais de 100 livros na área), recomendava o vinagre de maçã para rejuvenescimento, tratamento de feridos de guerra, e para o perfeito funcionamento dos órgãos. Em Roma, dizia-se que os “homens bebedores de vinagre” eram imunes e não envelheciam. Agora, pesquisas revelaram que o vinagre de maçã também colabora com o emagrecimento e o controle da diabetes e da hipertensão.

Como foi descoberto o vinagre de maçã

A forma como a bebida foi produzida pela primeira vez é desconhecida. Especula-se que alguém tenha adoçado com mel um suco de maçã e o tenha esquecido guardado em uma cuba de pedra. Algum tempo depois, esse suco se transformou em um líquido ligeiramente inebriante, que deixava as pessoas mais alegres e soltas de seus instintos. Era o vinho.

Para que o vinho se transformasse em vinagre deve ter permanecido aberto por alguns dias, o que fez com que o álcool sofresse a ação de bactérias. O resultado desse processo é o vinagre de maçã, que está sendo fortemente recomendado por médicos e nutricionistas pelas suas propriedades emagrecedoras e medicinais. Veja algumas abaixo:

  • O vinagre de maçã é composto de 5% de ácido acético e 95% de água. O ácido acético é resultado de um processo de fermentação causado pela bactéria acetobactere leveduras benéficas. Entram, ainda, na composição do vinagre de maçã, minerais, vitaminas, enzimas e os polifenóis catequinas e quercetinas, que são substâncias antioxidantes (combatem os radicais livres). Por isso os “bebedores de vinagre” de Roma aparentavam ser mais jovens do que realmente eram.
  • O vinagre de maçã apresenta traços de fibra solúvel, betacaroteno e potássio. Todos esses nutrientes entram na composição do organismo humano e, portanto, são muito bem-vindos. Além disso, o vinagre de maçã é livre de sódio.
  • Vinagre de maçã emagrece e melhora o resultado do seu treino de musculação: O ácido acético melhora a eficiência dos músculos e a recuperação destes após os treinos.
  • O vinagre de maçã previne doenças como o diabetes: O ácido acético regula a liberação de glicose no sangue, poupando o pâncreas da produção recorrente de insulina. Como o vinagre de maçã vai controlar a liberação de glicose para o sangue, a insulina não será requerida com tanta frequência. Isso vai aliviar o trabalho do seu pâncreas e proteger sua saúde.
  • Propriedades emagrecedoras do Vinagre de Maçã: O vinagre de maçã inibe a ação de várias enzimas que digerem os carboidratos, entre elas, a amilase, sacarase, maltase e lactase. Ou seja, o ácido acético é um bloqueador natural da absorção de amidos e açúcar, o que impede que eles entrem no sangue. É aqui que acontece o milagre do emagrecimento: as calorias dos carboidratos passam direto para o trato digestivo e são eliminadas naturalmente. É dessa forma que o vinagre de maçã emagrece.

Como usar o vinagre de maçã

O Dr. Wilson Rondó, que aparece na reportagem do vídeo abaixo, ensina que o vinagre de maçã deve ser consumido assim: 2 colheres de sopa diluídas em 1 copo de água, 3 vezes ao dia.

Caso tenha problemas de estômago, como úlcera ou gastrite, consulte seu médico antes de fazer uso do vinagre de maçã. Às demais pessoas, o uso do vinagre de maçã, consumido nas doses recomendadas, só trará benefícios.

 

Fonte: http://dietasblog.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.